ESTRATÉGIA é “a arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis de que porventura se desfrute, visando ao alcance de determinados objetivos”. O paradigma do capitalismo nesse novo século é baseado em flexibilidade, descentralização, criatividade e dinamismo. Uma interpretação teórica instrutiva é o conceito de "destruição criativa", de Joseph Schumpeter, segundo o qual uma inovação tecnológica (como computadores, p. ex.) representa a destruição de milhares de postos de trabalho (como a necessidade de várias secretárias no mesmo escritório), mas que por outro lado cria a necessidade de novos funcionários capacitados e treinados para lidar com essa nova ferramenta (analistas de sistemas, engenheiro de redes, webdesigner, programador, engenheiro de dados). Assim, para um profissional agir dentro desse novo paradigma é preciso que ele esteja atento às declarações de valores, missão e visão da empresa e às inovações no mercado, sempre tendo o cuidado de não transformar a empresa num laboratório de experiências mutantes - dado a velocidade de inovações que ocorrem atualmente. Por isso, conseguir manter o foco dos negócios requer a integração entre os mais diversos profissionais da empresa, nos mais diversos níveis de alocação de responsabilidade. Quanto menos os profissionais compreenderem essa interpretação paradigmática, menos eles estarão preparados para criar um planejamento estratégico integrado que seja realmente eficiente.

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